A chegada ao Ensino Fundamental é um grande marco na vida das crianças. Elas passam por várias mudanças cognitivas e emocionais e entram mais intensamente no mundo letrado.
Aqui na Educativa Osasco potencializamos a curiosidade nesse novo ciclo, incentivando a criatividade, a socialização, a autonomia e o fortalecimento da identidade do aluno.
Além de assegurar o letramento e a alfabetização dos alunos, os primeiros anos do Ensino Fundamental também têm um papel importante para a construção de conceitos fundamentais e habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, memória e resolução de problemas, e socioemocionais, como empatia, comunicação, colaboração e autocontrole.
Por meio de vivências educativas que carregam um significado profundo, o disponibilizamos ferramentas que estimulam a criatividade, o raciocínio crítico, a autonomia, os valores éticos, o trabalho em equipe e a compreensão das questões sociais e ambientais dos alunos.
Recursos que contemplam todos os componentes curriculares. Contam com estratégias pedagógicas específicas, como o ensino referente ao emprego de letra maiúscula, e o estudo integrado das disciplinas de História, Geografia e Ciências, por exemplo, que fortalecem o trabalho em sala de aula. No livro digital interativo, os estudantes contam com atividades exclusivas e recursos multimídia. Todas as unidades possuem perguntas disparadoras na imagem de abertura, que posteriormente são retomadas no boxe Bumerangue, promovendo a metacognição.
As propostas do TRAJETOi são todas interdisciplinares e partem de temas inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como justiça, diversidade cultural e mudanças climáticas. As crianças desenvolvem competências de comunicação, colaboração, pensamento crítico e criatividade por meio de metodologias ativas, uma para cada bimestre: ensino híbrido, aprendizagem baseada em projetos, método investigativo e aprendizagem baseada em jogos. Todas as propostas foram criadas pensando nas evidências de aprendizagem, usando a metodologia proposta na obra Planejamento para a compreensão, além de rotinas de pensamento e rubricas de avaliação.
Atividades para apoiar o processo de alfabetização, dando continuidade ao trabalho iniciado no G5. Material impresso para o aluno e digital com orientações didáticas para o professor.
Em continuidade ao Letrar e Alfabetizar da Educação Infantil, esse recurso apresenta atividades lúdicas que desenvolvem a consciência fonológica, a capacidade de ler e escrever e a compreensão das funções sociais da escrita. A cada módulo, os estudantes criam um produto final, que pode compor o portfólio de seus aprendizados.
Aplicativo que possibilita a formação de palavras com duas a dez letras, auxiliando os estudantes na passagem da fase silábica para a alfabética. Uso recomendado principalmente no 1º e no 2º ano.
Neste programa, os estudantes são estimulados a pensar sobre o funcionamento do próprio pensamento. Eles passam a entender de que modo aprendem melhor, como funciona a memória, qual é a influência das emoções na aprendizagem, como podem administrar os próprios pensamentos e ter mais flexibilidade cognitiva.
As crianças muitas vezes não sabem reconhecer e identificar as próprias emoções. Este programa desenvolve o autoconhecimento, instrumentalizando os estudantes a reconhecer, valorizar e compreender suas emoções.
As palavras servem para quê? Quando somos livres? Existe alguém normal? Por meio de problemas filosóficos como esses, as crianças são estimuladas a dialogar sobre temas variados, conhecendo a história da Filosofia e alguns de seus questionamentos clássicos.
Este programa desenvolve o pensamento computacional e o letramento digital. Os estudantes aprendem o que são algoritmos, como debugar programas simples e como usar a tecnologia de modo seguro e respeitoso. Aprendem, ainda, a criar, organizar, armazenar, manipular e recuperar conteúdos digitais e desenvolvem habilidades de colaboração, pesquisa e raciocínio lógico.
Para formar cidadãos, é preciso ir além dos conteúdos conceituais. Os Projetos Atitudinais promovem a interação entre os saberes e as experiências dos estudantes, bem como o desenvolvimento de atitudes éticas e sustentáveis.
Por meio de jogos, brincadeiras, músicas, danças, histórias e práticas culturais, o projeto visa construir uma imagem plural dos povos indígenas, valorizando suas contribuições para a sociedade.
A abordagem Clil (Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem) promove o ensino da língua estrangeira integrado à aprendizagem de outros conteúdos. Isto é, o idioma não é estudado de forma isolada, ele é aplicado no processo de ensino-aprendizagem de outras disciplinas, como Matemática, Geografia e Artes, por exemplo. Isso permite que os estudantes adquiram, ao mesmo tempo, habilidades de linguagem e conhecimentos em outras áreas acadêmicas.
Livro impresso de conteúdos e atividades e versão digital interativa com áudios, jogos e outros recursos multimídia. As unidades partem de questões essenciais como: “Why is nature important?” ou “What makes a balanced meal?”.
Lâminas que apresentam a correspondência imagem-palavra, contribuindo para a aquisiçãoa e a ampliação de vocabulário.