Educação que incentiva a autonomia
Fundamental I
A chegada ao Ensino Fundamental é um grande marco na vida das crianças. Elas passam por várias mudanças cognitivas e emocionais e entram mais intensamente no mundo letrado.
Aqui na Educativa Osasco potencializamos a curiosidade nesse novo ciclo, incentivando a criatividade, a socialização, a autonomia e o fortalecimento da identidade do aluno.
Recursos Curriculares
Além de assegurar o letramento e a alfabetização dos alunos, os primeiros anos do Ensino Fundamental também têm um papel importante para a construção de conceitos fundamentais e habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, memória e resolução de problemas, e socioemocionais, como empatia, comunicação, colaboração e autocontrole.
Por meio de vivências educativas que carregam um significado profundo, o disponibilizamos ferramentas que estimulam a criatividade, o raciocínio crítico, a autonomia, os valores éticos, o trabalho em equipe e a compreensão das questões sociais e ambientais dos alunos.
Confira alguns deles:
Recursos que contemplam todos os componentes curriculares. Contam com estratégias pedagógicas específicas, como o ensino referente ao emprego de letra maiúscula, e o estudo integrado das disciplinas de História, Geografia e Ciências, por exemplo, que fortalecem o trabalho em sala de aula. No livro digital interativo, os estudantes contam com atividades exclusivas e recursos multimídia. Todas as unidades possuem perguntas disparadoras na imagem de abertura, que posteriormente são retomadas no boxe Bumerangue, promovendo a metacognição.
As propostas do TRAJETOi são todas interdisciplinares e partem de temas inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como justiça, diversidade cultural e mudanças climáticas. As crianças desenvolvem competências de comunicação, colaboração, pensamento crítico e criatividade por meio de metodologias ativas, uma para cada bimestre: ensino híbrido, aprendizagem baseada em projetos, método investigativo e aprendizagem baseada em jogos. Todas as propostas foram criadas pensando nas evidências de aprendizagem, usando a metodologia proposta na obra Planejamento para a compreensão, além de rotinas de pensamento e rubricas de avaliação.
Atividades para apoiar o processo de alfabetização, dando continuidade ao trabalho iniciado no G5. Material impresso para o aluno e digital com orientações didáticas para o professor.
Em continuidade ao Letrar e Alfabetizar da Educação Infantil, esse recurso apresenta atividades lúdicas que desenvolvem a consciência fonológica, a capacidade de ler e escrever e a compreensão das funções sociais da escrita. A cada módulo, os estudantes criam um produto final, que pode compor o portfólio de seus aprendizados.
Aplicativo que possibilita a formação de palavras com duas a dez letras, auxiliando os estudantes na passagem da fase silábica para a alfabética. Uso recomendado principalmente no 1º e no 2º ano.
Programas
Neste programa, os estudantes são estimulados a pensar sobre o funcionamento do próprio pensamento. Eles passam a entender de que modo aprendem melhor, como funciona a memória, qual é a influência das emoções na aprendizagem, como podem administrar os próprios pensamentos e ter mais flexibilidade cognitiva.
As crianças muitas vezes não sabem reconhecer e identificar as próprias emoções. Este programa desenvolve o autoconhecimento, instrumentalizando os estudantes a reconhecer, valorizar e compreender suas emoções.
As palavras servem para quê? Quando somos livres? Existe alguém normal? Por meio de problemas filosóficos como esses, as crianças são estimuladas a dialogar sobre temas variados, conhecendo a história da Filosofia e alguns de seus questionamentos clássicos.
Este programa desenvolve o pensamento computacional e o letramento digital. Os estudantes aprendem o que são algoritmos, como debugar programas simples e como usar a tecnologia de modo seguro e respeitoso. Aprendem, ainda, a criar, organizar, armazenar, manipular e recuperar conteúdos digitais e desenvolvem habilidades de colaboração, pesquisa e raciocínio lógico.
Projetos atitudinais
Para formar cidadãos, é preciso ir além dos conteúdos conceituais. Os Projetos Atitudinais promovem a interação entre os saberes e as experiências dos estudantes, bem como o desenvolvimento de atitudes éticas e sustentáveis.
Por meio de jogos, brincadeiras, músicas, danças, histórias e práticas culturais, o projeto visa construir uma imagem plural dos povos indígenas, valorizando suas contribuições para a sociedade.
Família e escola: ideias para educar hoje
Por vezes, as famílias questionam as práticas pedagógicas, pois gostariam que os professores atuassem do mesmo modo de quando eram estudantes.
Há, também, pais que gostariam muito de contribuir para a educação dos filhos, mas não sabem como fazer isso da melhor forma. Pensado para ajudar as famílias, este guia apresenta uma coletânea de textos e vídeos de especialistas sobre os assuntos mais relevantes na educação contemporânea
Programa Bilíngue
A abordagem Clil (Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem) promove o ensino da língua estrangeira integrado à aprendizagem de outros conteúdos. Isto é, o idioma não é estudado de forma isolada, ele é aplicado no processo de ensino-aprendizagem de outras disciplinas, como Matemática, Geografia e Artes, por exemplo. Isso permite que os estudantes adquiram, ao mesmo tempo, habilidades de linguagem e conhecimentos em outras áreas acadêmicas.
Livro impresso de conteúdos e atividades e versão digital interativa com áudios, jogos e outros recursos multimídia. As unidades partem de questões essenciais como: “Why is nature important?” ou “What makes a balanced meal?”.
Lâminas que apresentam a correspondência imagem-palavra, contribuindo para a aquisiçãoa e a ampliação de vocabulário.
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