Novos professores, novas responsabilidades, mudanças físicas, neuronais e muitos questionamentos: essa etapa demanda dos estudantes bastante flexibilidade e autorregulação.
Aqui na Educativa Osasco, promovemos uma aprendizagem dinâmica, que desmistifica o erro e valoriza as conquistas individuais e coletivas.
Solidificar a assimilação de conceitos e o desenvolvimento de habilidades constitui parte dos objetivos fundamentais dos Anos Finais do Ensino Fundamental, uma etapa que também busca preparar os alunos para a integração em diversas esferas da sociedade, incluindo a tecnológica, a cultural e a da cidadania.
Com a intenção de facilitar uma transição serena e positiva para o Ensino Médio, a Educativa Osasco emprega uma variedade de recursos que enfatizam os princípios éticos e sustentáveis. Esses recursos não apenas auxiliam na capacidade de interação dos indivíduos com a sociedade, mas também promovem um desenvolvimento integral.
Módulos impressos com versão digital interativa acrescida de multimídias. Cada unidade abre com imagem e perguntas disparadoras e se encerra com uma seção de autoavaliação, que retoma os principais conceitos estudados, além de dar orientações, caso algum tópico precise ser revisto. Conheça as especificidades de cada disciplina a seguir.
Módulos impressos com versão digital interativa acrescida de multimídias. Cada unidade abre com imagem e perguntas disparadoras e se encerra com uma seção de autoavaliação, que retoma os principais conceitos estudados, além de dar orientações, caso algum tópico precise ser revisto. Conheça as especificidades de cada disciplina a seguir.
Já se sabe que a atenção e a memória dependem do interesse: não há aprendizado se os estudantes não estiverem engajados. O PROJETOi abraça essa premissa, ao selecionar momentos do conteúdo curricular para propor aulas diferentes, que fazem uso de diversas estratégias e metodologias ativas e deslocam o estudante para o centro do processo de ensino-aprendizagem. Os temas são envolventes e estão interligados às matérias da revista PROJETOi, que tem visual e linguagem atraentes para os estudantes. O PROJETOi explora, ainda, o letramento transmídia, desenvolvendo nos estudantes a capacidade de compreender, interpretar e criar conteúdos que se estendem em diferentes mídias, como filmes, quadrinhos, áudios etc.
Para atenuar o volume de conteúdo a ser trabalhado no Ensino Médio e abrir espaço para um período de revisão no 3º ano, muitas escolas antecipam para o 9º ano do Ensino Fundamental alguns conteúdos do 1º ano do Ensino Médio.
Neste programa, os estudantes são estimulados a pensar sobre o funcionamento do próprio pensamento. Eles passam a entender de que modo aprendem melhor, como funciona a memória, qual é a influência das emoções na aprendizagem e como podem administrar os próprios pensamentos e ter mais flexibilidade cognitiva.
Muitas vezes, as crianças não sabem reconhecer e identificar as próprias emoções. Este programa desenvolve o autoconhecimento, instrumentalizando os estudantes a reconhecer, valorizar e compreender suas emoções.
As palavras servem para quê? Quando somos livres? Existe alguém normal? Por meio de problemas filosóficos como esses, as crianças são estimuladas a dialogar sobre temas variados, conhecendo a história da Filosofia e alguns de seus questionamentos clássicos.
Este programa desenvolve o pensamento computacional e o letramento digital. Os estudantes aprendem o que são algoritmos, como debugar programas simples e como usar a tecnologia de modo seguro e respeitoso. Aprendem, ainda, a criar, organizar, armazenar, manipular e recuperar conteúdos digitais e desenvolvem habilidades de colaboração, pesquisa e raciocínio lógico.
Para formar cidadãos, é preciso ir além dos conteúdos conceituais. Os Projetos Atitudinais promovem a interação entre os saberes e as experiências dos estudantes, bem como o desenvolvimento de atitudes éticas e sustentáveis.
Por meio de jogos, brincadeiras, músicas, danças, histórias e práticas culturais, este projeto – temático e não seriado – propõe a valorização dos povos indígenas e de suas contribuições, de ontem e de hoje, na formação das culturas e das identidades brasileiras. O projeto pretende construir uma imagem plural dos povos indígenas, dando visibilidade aos povos que vivem no Brasil e despertando nossa empatia diante de suas lutas, seus costumes e seus valores.
A abordagem Clil (Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem) promove o ensino da língua estrangeira integrado à aprendizagem de outros conteúdos. Isto é, o idioma não é estudado de forma isolada, ele é aplicado no processo de ensino-aprendizagem de outras disciplinas, como Matemática, Geografia e Artes, por exemplo. Isso permite que os estudantes adquiram, ao mesmo tempo, habilidades de linguagem e conhecimentos em outras áreas acadêmicas.
A proposta bilíngue dos Anos Finais é bastante flexível. Os módulos do estudante apresentam quatro seções integradas a diversas áreas de conhecimento, incluindo textos, atividades e propostas estruturadas de leitura e de produção textual, além de atividades mão na massa. Há também, uma seção de autoavaliação e seções finais de leitura e escrita. Na versão digital, os estudantes acessam áudios, jogos e outros recursos multimídia.