A qualidade da primeira infância está diretamente ligada à construção da identidade da criança e à criação dos padrões mentais que irão influenciar suas escolhas e decisões ao longo de toda a vida.
Levando em conta a importância da curiosidade, do brincar, da interação e do letramento nesse período, nossos recursos para a Educação Infantil nutrem a criança com estímulos significativos, atividades coletivas, textos rimados e propostas sensoriais, para que elas comecem a explorar e descobrir o mundo de forma segura e lúdica.
Primeira fase da educação básica, a Educação Infantil engloba o ciclo de ensino-aprendizagem de crianças entre 0 e 5 anos. Nessa faixa etária, o cérebro dos pequenos passa por um período de intensa formação de conexões neurais, tornando esse momento extremamente propício para o desenvolvimento de aspectos intelectuais, sociais, motores, físicos, emocionais e psicológicos – habilidades essenciais para a vida adulta.
Dentro desse contexto, oferecemos diversos recursos impressos e digitais que têm o intuito de fomentar a experiência educativa a partir dos conhecimentos prévios das crianças, colocando-as como protagonistas de seu próprio aprendizado.
Poemas, narrativas, textos da tradição popular… As crianças vão mergulhar em rimas, canções e jogos de palavras que promovem o processo de letramento e a entrada no mundo da escrita. Todas as atividades são identificadas com o campo de experiência da BNCC e promovem situações comunicativas, de interação, socialização e reconhecimento de si e dos outros.
Na Educação Infantil, o TRAJETOi é composto de experiências variadas que exploram, em cada bimestre, temáticas relacionadas aos campos de experiência da BNCC – tais como corpo, brinquedo, natureza e celebração – e desenvolvem o autoconhecimento, a convivência, a exploração do mundo e a expressividade. No recurso do professor, são sugeridas pautas de observação e ideias para a criação de um portfólio. No verso das pranchas do estudante, as famílias encontram explicações das propostas.
Nas atividades maker, as crianças desenvolvem a criatividade e a colaboração e a capacidade de resolver problemas. É o salto do aprender a conhecer para o aprender fazendo. Na Educação Infantil, as crianças podem realizar atividades maker a partir do Grupo de 5 anos. São duas as possibilidades de trabalho: propostas vinculadas ao TRAJETOi ou relacionadas ao conteúdo curricular.
Conteúdo exclusivo para o Grupo de 5 anos, a partir do terceiro bimestre, com atividades lúdicas que desenvolvem a consciência fonológica, a capacidade de ler e escrever e a compreensão das funções sociais da escrita. A cada módulo, os estudantes criam um produto final, que pode compor o portfólio de seus aprendizados. No 1º ano, esse trabalho continua, desde o primeiro bimestre, com o Alfabetizar e Letrar.
Histórias inéditas e da tradição popular, vinculadas às atividades do módulo do estudante. Auxilia os alunos a desenvolver habilidades de alfabetização, como compreender que a leitura se dá da esquerda para a direita e de cima para baixo, bem como reconhecer características de personagens, enredo e outras especificidades das narrativas, o que favorece o processo de letramento.
Aplicativo que possibilita a formação de palavras com duas a dez letras, auxiliando os estudantes na passagem da fase silábica para a alfabética.
Para cada ano da Educação Infantil, os estudantes recebem um livro digital de uma história clássica: Chapeuzinho Vermelho (G2), João e Maria (G3), Cinderela (G4) e Os Três Porquinhos (G5). As histórias também são narradas em vídeo por um contador de histórias ou em formato de animação.
Livro digital com versões musicadas de parlendas e trava-línguas, para as crianças reconhecerem textos de seu repertório de forma divertida e interativa.
Para ampliar ainda mais o repertório, as crianças contam com 24 livros digitais e interativos de histórias infantis. As mesmas histórias também são disponibilizadas apenas em formato de áudio.
Para formar cidadãos, é preciso ir além dos conteúdos conceituais. Os Projetos Atitudinais promovem a interação entre os saberes e as experiências dos estudantes, bem como o desenvolvimento de atitudes éticas e sustentáveis.
A partir de aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais da sociedade em que vivemos, o projeto visa formar cidadãos conscientes de como suas ações individuais afetam o entorno. Na Educação Infantil, os projetos conscientizam as crianças a respeito do uso do sabão e do gasto de papel e de água, promovendo bons hábitos cotidianos. Cada tema é sugerido como um projeto anual e envolve a família e a comunidade escolar na execução de ações efetivas de sustentabilidade. No guia digital sobre o projeto, o professor encontra uma proposta de planejamento, embasamento teórico, competências desenvolvidas e recursos adicionais.
Por meio de jogos, brincadeiras, músicas, danças, histórias e práticas culturais, o projeto visa construir uma imagem plural dos povos indígenas, valorizando suas contribuições para a sociedade.
Aprender sobre e valorizar as diversas culturas africanas e suas contribuições para a formação das identidades brasileiras é conhecer nossa própria história. O projeto mostra a África em uma perspectiva isenta de exotismo e estereótipos.
Por vezes, as famílias questionam as práticas pedagógicas, pois gostariam que os professores atuassem do mesmo modo de quando eram estudantes.
Há, também, pais que gostariam muito de contribuir para a educação dos filhos, mas não sabem como fazer isso da melhor forma. Pensado para ajudar as famílias, este guia apresenta uma coletânea de textos e vídeos de especialistas sobre os assuntos mais relevantes na educação contemporânea
Os primeiros anos de vida são muito propícios para a criação de sinapses e a aprendizagem de outras línguas. Na Educação Infantil, as crianças aprendem inglês brincando, de forma contextualizada e lúdica.
Livro impresso de conteúdos e atividades e versão digital interativa com áudios, jogos e outros recursos multimídia. Os livros começam no Grupo de 3 anos e partem de questões essenciais como:
“Why is healthy food good for my body?” ou “How are families different?”.
Lâminas que apresentam a correspondência imagem-palavra, contribuindo para a aquisiçãoa e a ampliação de vocabulário.
Com ilustrações na frente e texto no verso, esse recurso permite que o professor narre uma história em inglês, enquanto as crianças observam as imagens.